tribuna socialista

sábado, outubro 14, 2006

O NOBEL DA PAZ E A AJUDA AOS POBRES...

Muhammad Yunus é o criador do chamado "microcrédito" e o vencedor do Prémio Nobel da Paz deste ano.

O microcrédito é a concessão de pequenos empréstimos a pessoas sem recursos, no sentido de permitir que essas pessoas possam sair de condições de pobreza iniciando a sua própria actividade.

Yunus fundou o Grameen Bank (no Bangladesh) em 1976. Desde esse momento até hoje, terão já sido emprestados 4500 milhões de euros a mais de 6,6 milhões de pobres ...

O ano de 2005 foi considerado pela ONU como o ano internacional do microcrédito. Segundo se lê na edição de hoje do Público, um estudo do Banco Mundial revela que 500 milhões de pessoas em todo o Mundo beneficiaram directa ou indirectamente deste tipo de linha de crédito.

Em Portugal também existe o microcrédito. Terão já sido concedidos 615 empréstimos que criaram 711 empregos, sendo que 5 mil euros é o montante máximo por empréstimo.

A ideia do Sr.Yunus é uma boa ideia. Mais vale fazer-se alguma coisa para acabar com a miséria no Mundo que não se fazer nada. É também uma boa ideia, já que não se fica pela caridadezinha ...

Mas a ideia do Sr.Yunus corre o risco de não alterar nada daquilo que contribui para o perpetuar da miséria e do crescente número de pobres existentes em todo o Mundo. Diriamos que o microcrédito insere pobres na vida activa sem alterar os fundamentos da sociedade. Talvez por isso, os principais banqueiros e dirigentes políticos mundiais saudam o Sr.Yunus. Sabem que o seu poder, os alicerces desta sociedade globalizada e liberal, nunca serão ameaçados perlo tipo de integração dos pobres que o microcrédito possibilita.

O microcrédito tem tido mais aplicação em países asiáticos, como o Bangladesh e a India. Em trinta anos da sua existência, o que mudou nesses países quanto à miséria e quanto à pobreza? E o que terá mudado do lado dos que mais têm?

O Sr.Yunus não quer dar os peixes aos pobres. Dá-lhes as canas ... só que parece que nem todo o peixe que os pobres pescam é por eles gerido e controlado. Essa gestão e esse controlo estarão sempre do lado onde estiveram! O grande desafio continua a ser: alterar os mecanismos de controlo e de gestão pondo-os do lado da imensa maioria que é marginalizada e remetida para passivos papéis de consumidores e contribuintes. Posted by Picasa

1 comentário:

Anónimo disse...

"O microcrédito tem tido mais aplicação em países asiáticos, como o Bangladesh e a India. Em trinta anos da sua existência, o que mudou nesses países quanto à miséria e quanto à pobreza? E o que terá mudado do lado dos que mais têm?"

Consulte lá o site:

www.gapminder.org

Depois carregue na tecla start do Human Development Trends 2005... depois no fim diga lá que nos últimos 30 anos a India não se aproximou dos niveis de riqueza dos mais ricos.