tribuna socialista

segunda-feira, abril 25, 2005

25 DE ABRIL DE 1974: A FALTA QUE FAZ EM 2005 ... AQUI E NA EUROPA!


Relembre-se o programa do Movimento das Forças Armadas e relembre-se também a enorme capacidade de mobilização de um povo que quis realizar uma profunda mudança política, social, económica e cultural. Desminta-se, com isto, 31 anos depois, todos aqueles que diziam que o povo "não estava preparado" para a mudança democrática e social.

Estava não só preparado como foi a exigência popular que pôs todos os partidos, da direita à esquerda, a falar em socialismo. Foi também a exigência popular que pôs todos a apoiar as nacionalizações da banca e dos grandes grupos económicos. A iniciativa popular suplantou todos aqueles que, bem cedo, queriam atar o movimento popular aos ditames de agendas políticas que os dias de hoje provam que não levam a nada de nada!

"Nem mais um soldado para as colónias!" foi a exigência popular para acabar com uma guerra colonial em nome da Paz! Contra todos aqueles que nunca desejando essa Paz para poderem continuar a manter a exploração, logo descobriam no nascimento dos novos países africanos "motivos" para chorarem lágrimas que agora eram de crocodilo, mas que nos que tinham sido alvo da sua exploração eram autenticas lágrimas de sofrimento e de revolta!

Nos nossos dias, muitos dos que se "indignaram" com a descolonização, são os mesmos que agora não hesitaram em apoiar a fúria do belicismo norte-americano ocupando o Iraque ou planeando novas acções de ocupação!

31 anos depois, vale também lembrar a conquista do direito democrático do voto para todas e todos. O direito de se escolher democráticamente um Parlamento, chamado Assembleia da República, onde os deputados eleitos redigissem uma Constituição democrática e que incorporasse as principais conquistas democráticas, sociais e culturais de um povo que soube realizar a ruptura com uma ditadura bafienta.

Uma Constituição redigida por um Parlamento democrática e universalmente eleito. Uma conquista de Abril que não tem paralelo na Europa que os liberais e a direita querem impor com uma Constituição Europeia que não é democrática no seu conteúdo nem foi redigida por nenhum Parlamento democrático e universalmente eleito.

31 anos depois é importante lembrar a auto-iniciativa dos trabalhadores que lançaram a reforma agrária ou que exigiram controlo operário na fábricas e nacionalização do sector financeiro e dos grandes grupos, já que seria incompatível manter a estrutura económica do antigo regime e a realização de profundas reformas democráticas e sociais. E é bom que se diga que também hoje, nos nossos dias, são também os trabalhadores que dão exemplos de actos concretos de defesa das empresas que os patrões querem deslocalizar roubando máquinas e património ... fala-se muito de luta contra a corrupção, de luta contra a evasão fiscal ... mas ninguém dá a devida importância à acção dos trabalhadores! Não é possível executar reformas sem a participação dos principais interessados e obreiros e mantendo a estrutura económica que gera corrupção, deslocalização e evasão fiscal!

31 anos depois do 25 de Abril de 1974 é preciso recuperar a coragem política para realizar rupturas que restituam a iniciativa ao movimento popular e possibilitem a concretização de reformas profundas aqui e na Europa! Posted by Hello

Sem comentários: