tribuna socialista

quarta-feira, abril 27, 2005

PARTIDÁRIOS DO "SIM" À CONSTITUIÇÃO EUROPEIA: TODAS AS ALIANÇAS SERVEM ...

(Não à constituição Giscard)


Já ouvimos os partidários do "sim" à chamada Constituição Europeia acusar os partidários do "não" de representarem sectores que vão da extrema-esquerda à extrema-direita.

Mário Soares, partidário do "sim", foi mesmo ao cúmulo, num debate com Fernando Rosas, partidário do "não" e dirigente do Bloco de Esquerda, de considerar que "o voto sim é um voto anti-Bush" ...

Mas o que os partidários do "sim" ainda não conseguiram apontar, nomeadamente na campanha que decorre em França ou mesmo entre aqueles que já debatem o mesmo tema em Portugal (e ainda são muitissimo poucos!!), o exemplo de alguma acção que tenha juntado partidários do "não" de direita e de esquerda ou de extrema-direita e de extrema-esquerda...

O que se passa a vida a ver, isso sim, são acções que juntam, sistemáticamente, do lado do "sim", dirigentes de direita e dirigentes de esquerda. Vejam-se as alianças, circunstânciais ou não, que se vão formando entrte dirigentes e governantes afectos à direita liberal europeia e os afectos às direcções dos partidos da Internacional Socialista. Será que ainda vamos ver Mário Soares ao lado de Jacques Chirac ou Sócrates ao lado de Durão Barroso ou Manuel Alegre ao lado de Berlusconni a fazerem campanha pelo "sim" à dita Constituição que todos dizem apontar para o mesmo caminho para a chamada construção europeia??

É lamentável que, em matéria de Europa, os dirigentes dos partidos socialistas e social-democratas da Internacional Socialista, se confundam com as concepções liberais e anti-sociais da direita europeia.

Por cá, é confrangedor ver homens como Mário Soares e Manuel Alegre fazerem autênticas acrobacias e malabarismos para quadrarem o círculo: afirmarem-se anti-liberais e contra a direita e acabarem por se juntarem à direita numa cruzada para aprovação de um texto anti-democrático que faz perdurar o liberalismo na Europa e que foi redigido por uma comissão não eleita e presidida por um liberal.

Ainda no passado dia 25 de Abril se comemoraram 30 anos sobre as primeiras eleições democráticas em Portugal que elegeram uma Constituinte que redidigiu uma Constituição que soube incorporar a vontade de mudança saída de Abril de 1974!

Haja coragem para se lutar por uma Europa democrática e social!!Posted by Hello

Sem comentários: