tribuna socialista

domingo, abril 10, 2005

NÃO SOCIALISTA para salvar a Europa desta Constituição!

(Nota Importante: temos disponíveis exemplares desta revista. Pedidos para jpmfreire@sapo.pt)
********************************

NÃO SOCIALISTA a um Tratado Constitucional que quer perpetuar na Europa o liberalismo!

A revista DEMOCRATIE & SOCIALISME http://www.democratie-socialisme.org dedica o seu número de Março à apresentação do argumentário pelo NÃO SOCIALISTA à chamada Constituição Europeia. A revista "D&S" representa uma das várias correntes de esquerda do Partido Socialista Francês.

"Salvar a Europa desta Constituição: 15 razões para votar NÃO" é o artigo central da revista onde se demonstra que esta Constituição põe em perigo a construção de uma Europa Democrática e Social, perpetua o liberalismo como único sistema "possível", ou seja, uma Constituição que não pode merecer o apoio dos socialistas.

Em França, ao contrário de Portugal, tem-se desenvolvido um debate nacional sobre a Europa e a Constituição Europeia que culminará com o referendo nacional marcado para 29 de Maio próximo.

As dez últimas sondagens nacionais, dão uma vitória ao NÃO! Na opinião dos socialistas franceses da revista "D&S" a vitória do NÃO será também a derrota de Chirac e do seu governo de direita, será também a derrota da Europa do ultra-liberal (é assim que é apresentado!) Durão Barroso e será uma oportunidade para se voltar a poder ambicionar por uma Europa Democrátic a e Social!

Em Portugal, é preciso, antes de mais, debate. Debate no Partido Socialista e à esquerda. Debate nacional. Confronto sério e democrático entre as opiniões pelo Sim e opiniões pelo Não! Recusa do discurso único e totalitário sobre a Europa imposto pela direita e, paradoxalmente, pela direcção do PS, incluindo Manuel Alegre e João Soares.

É falso que a derrota da actual Constituição Europeia possa significar uma derrota para a construção europeia. É, isso sim, uma derrota para uma Europa que tem desprezado a intervenção democrática, social e cidadã.

Queremos uma Europa Social; votamos NÃO a uma Europa Liberal!

Posted by Hello

Sem comentários: