tribuna socialista

terça-feira, abril 19, 2005

ESTA "CONSTITUIÇÃO" EUROPEIA REPRESENTA "ESTA" EUROPA...


(in Público dd.18 de Abril 2005)
Os adeptos do discurso únjico e totalitário sobre a Europa teimam em fazer crer que o chumbo do chamado "Tratado Constitucional Europeu" (TCE) seria um voto contra a Europa.
Como se só houvesse um único caminho para a construção europeia. Só pode pensar assim quem sempre se habituou a "construir" um modelo europeu sem pedir ou criar condições para a participação e a opinião de todos os europeus.
A actual "Constituição" Europeia, o "TCE", é a cópia fiel de e para um modelo europeu onde a participação democrática não passa de uma mera formalidade. Este "TCE" é também o espelho de um modelo europeu:
  • que se alimentou de crescentes abstenções recordes em todos os actos eleitorais para o único orgão democrático europeu, o Parlamento Europeu;
  • que manteve a indefinição sobre se a Europa deveria ser uma União, uma Federação ou qualquer outro sistema;
  • que impediu que as deslocalizações massacrassem a vida dos trabalhadores e jovens europeus;
  • que foi criando orgãos, organismos e estruturas afastadas da participação democrática e cidadã, qual polvo burocrático.

Uma "Constituição" destas só poderia resultar do trabalho de uma comissão não-eleita e presidida por um liberal chamado Valery Giscard D'Estaing. Tal como esta Europa só poderia ter uma Comissão presidida por um político de direita, pró-Bush e liberal chamado Durão Barroso.

A aprovação de uma "Constituição" europeia como esta, conhecida por "Constituição Giscard", não é um "acto anti-Bush" como pretende demagógicamente Mário Soares, mas claramente pró-Bush já que manterá o cenário de uma Europa dividada, ambígua e sem a adesão dos povos europeus.

Será mesmo que não é possível OUTRA EUROPA? É CLARO QUE É POSSÍVEL E NECESSÁRIA!

Posted by Hello

Sem comentários: