tribuna socialista

segunda-feira, março 12, 2007

17 DE MARÇO DE 2007: MOBILIZAÇÃO MUNDIAL PELA PAZ!


O mundo está mais perigoso!


A corrida ao armamento nuclear, apesar de todos os tratados de não-proliferação, está na ordem do dia. Por outro lado, as potências nucleares admitem explicitamente usar o seu arsenal atómico em caso de "necessidade".


O armamento nuclear disponível neste momento no mundo dava para destruir várias vezes o planeta. Além disso, a sofisticação tecnológica permite criar artefactos nucleares do tamanho de uma pasta de executivo, mas com uma potência superior às bombas atómicas lançadas no Japão em 1945.


O risco de um cataclismo nuclear voltou aos níveis do tempo da guerra fria, como os próprios cientistas reconhecem (ver http://www.thebulletin.org/).
Pouco se fala nisto nos grandes meios de comunicação, mas um clamor popular começa a erguer-se na base social de todo o mundo e a tomar formas organizativas.
Nesse sentido, a associação "Acção Humanista – Cooperação e Desenvolvimento", frente de acção social do Movimento Humanista, tomou a iniciativa de promover uma mobilização pela paz na cidade do Porto (Pr. D. João I), no próximo dia 17 de Março (a data não é escolhida ao acaso uma vez que se assinala mais um ano desde o início da guerra no Iraque) , pelas 17.30h. Esta mobilização acontecerá em simultâneo com outras do género em muitas cidades europeias e do mundo.
Pretendemos que os participantes desenhem um símbolo humano alusivo à paz e à não-violência e também se irá fazer um pedido público pelo desarmamento nuclear mundial.
Aspiramos a fazer no Porto o maior símbolo de paz de todas as mobilizações que se farão em simultâneo em todo o mundo, pelo que necessitamos de uma ampla participação de pessoas.
Já iniciamos o contacto com escolas, associações e Universidades, meios de comunicação, lançando o convite e o desafio para este evento. Para participar basta a inscrição na nossa página


www.movimentohumanista.com/paz2007/

após a inscrição serão contactados por nós para nos organizarmos para a grande mobilização.




Sem comentários: