tribuna socialista

sábado, março 24, 2007

ESTA É A REALIDADE ...




Três notícias (escolhemos o JN) merecem destaque na imprensa escrita de hoje:

* GESTORES COM SALÁRIOS CHORUDOS E SEM CONTROLO: as empresas municipais, espaços sem qualquer controlo a coberto das câmaras municipais, parece que são também "viveiros" para gestores com remunerações mais elevadas do que o permitido na lei.

* POLÍCIA VOLTA À INDEPENDENTE: a saga da Universidade Independente continua, exibindo aquilo que é também a "eficiência" das gestões privadas. São reitores contra reitores, professores nomeados que logo a seguir deixam de o ser, enquanto os estudantes lá vão pagando forte e feio ... Convém lembrar que, do lado do sector político que habitualmente defende a "eficiência" privada, como é o CDS-PP, as coisas também andam muito ... elucidativas ...

* ROHDE: parece mesmo que as trabalhadoras e os trabalhadores (são 1.300) da Rohde, em Santa Maria da Feira terão como futuro o desemprego. A casa-mãe da fábrica, na Alemanha, terá uma dívida de 100 milhões de euros, o governo português mantém uma posição de meias-tintas e ... mais uma vez, vai ser o desemprego a resposta que o sistema neo-liberal dará a centenas de trabalhadores.

São três notícias que exibem bem a realidade neo-liberal em que vivemos: o importante são as empresas, são também os lucros das empresas, o déficit público para as contas governamentais ... o que fica como nada importante, são as pessoas, como trabalhadores, como contribuintes, como consumidores e/ou como cidadãos.

Está mesmo a fazer falta uma alternativa de resistência e de afirmação para uma outra sociedade onde a participação e a vontade das pessoas sejam parte integrante e imprescindível para qualquer decisão ... a organização económica e financeira terá de estar condicionada a isso!

Posted by Picasa

Sem comentários: