tribuna socialista

sábado, março 03, 2007

REFLEXÕES ... ONDE ESTÁ UMA ALTERNATIVA SOCIAL?


No dia de ontem, 02 de Março de 2007, dois acontecimentos marcaram a vida nacional. Que motivam alguma reflexão:

>> A CGTP mobilizou o protesto de mais de 100.000 trabalhadores contra as políticas do governo Socrates;

>> A assembleia da Portugal Telecom inviabilizou a OPA da Sonaecom.

Em que é que um acontecimento pode ter a ver com o outro?

Aparentemente em nada! Na realidade espelha, na nossa opinião, a crise em que está mergulhada a expectativa de alternativa na sociedade portuguesa.

Dos dois acontecimentos, sobressai a vontade por novas políticas dos que se manifestaram contra as políticas neo-liberais do governo PS (ler "Partido Sócrates" e não Partido Socialista) mas também sobressai a manifestação de sindicalistas à porta da Assembleia da PT a baterem palmas à Administração da Portugal Telecom e ao seu Presidente Henrique Granadeiro. Como se os mais de 100.000 manifestantes apoiassem a estratégia da Administração da Portugal Telecom contra a OPA da Sonaecom de Paulo/Belmiro Azevedo!!...

É de facto muito preocupante, para quem milita por uma alternativa à esquerda, que seja anti-liberal e afirmativamente socialista, verificar que (será em desespero de causa ou no retomar de algumas estratégias pro-estalinistas que motivaram derrotas revolucionárias no passado histórico?) algumas direcções sindicais resolvem iludir-se (e levam outros no mesmo caminho...) com administrações empresariais que nunca representaram modelos de gestão compatíveis com perspectivas não liberais ou favoráveis aos trabalhadores dessas empresas (como a PT ou a Sonae.com)!

Todo o processo da OPA da Sonae.com sobre a PT foi um processo especulativo e sem nada a ver com novos rumos de competitividade para a economia portuguesa. Tal como está a ser o que decorre do Millennium Bcp sobre o BPI. Em ambos o que é revelado é que existem muitos milhões de euros que os grandes accionistas guardam para actividades especulativas, mas que escasseiam quando se fala de repor o poder de compra dos trabalhadores ou os seus direitos dentro das empresas!

Por isto a imagem de sindicalistas a abraçarem o Presidente da PT é uma imagem que anula a força da outra que mostra mais de 100.000 a clamarem por outras políticas!

São as imagens da falta de perspectivas das direcções das nossas esquerdas ... São a evidência de que sobram manifestações e encenações onde faltam vontades concretas para alternativas concretas de mudança social!
Posted by Picasa

Sem comentários: