tribuna socialista

segunda-feira, março 19, 2007

ASSIM É A DIREITA ...

O CDS, também conhecido pelo "partido do táxi", está a dar uma imagem daquilo que é a democracia praticada pela direita ... mesmo entre correligionários do mesmo partido!

Está instalado um autentico clima de guerra civil entre os principais dirigentes do CDS ... Portas, ex-ministro sedento de protagonismo, não se entende com Ribeiro e Castro, presidente do "táxi"! Portas resolveu sair da sombra, onde manipulava os cordelinhos que já impunham um clima de tensão e intriga, para partir tudo ... às claras!

Aguarda-se agora que este clima se transmita ao PSD ... onde Santana Lopes já vai anunciando a formação de um novo partido ... liberal e de direita!

Estas deambulações direitistas são como um circo, mas ... seria bom que as esquerdas resolvessem pensar e reflectir sobre uma alternativa de convergencia das esquerdas ... óbviamente sem os sócraticos, mas indispensávelmente com militantes socialistas!

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro camarada, sabes tão bem como eu que essa convergência de esquerda é uma utopia. Para que tal acontecesse seria necessário que aqueles que se dizem verdadeiramente socialistas rompessem com o Sócratismo e assumissem uma posição efectiva de esquerda e procura de caminhos verdadeiramente socialistas e revolucionários. Mas o acesso ao poder limita a lucidez e o que hoje vemos são socialistas descontentes mas acomodados devido ao facto de serem governo. E mesmo perante o descalabro das medidas impostas, os ataques à classe trabalhadora e a destruição das instituições de serviço público como a saúde, a educação, a justiça, etc. que são os garantes da existência de uma igualdade social e uma obrigação do estado para com os cidadãos, não vejo os militantes socialistas a baterem o pé e dizerem claramente que isto não é o socialismo mas sim a assunção de um caminho neo-liberal que conduzirá inevitavelmente a um fosso maior entre o capital e os mais desfavorecidos. Deveriam ser os socialistas os primeiros a bater o pé e dizerem, basta! Não é nada disto que nós queremos! Enquanto isto não acontecer, não são possiveis convergências porque nós trabalhadores e verdadeiros revolucionários jamais pactuaremos com a passividade com que o PS admite estas politicas de direita do Engº Sócrates. A nossa procura por uma sociedade melhor, mais justa, mais igual, mais solidária e mais fraterna, continua, mas talvez não estejamos dispostos a aceitar uma teoria socialista e uma prática neo-liberal como o pratica o actual PS. Eu, pela parte que me toca, recuso-me a ser conivente com um partido que tem tratado os trabalhadores abaixo de cães. Esta é uma das razões porque a convergência de que falas é impossivel.
Um abraço fraterno

João Pedro Freire disse...

Caro "vermelho vivo",

A convergência das esquerdas não é uma utopia. Só o é para quem pretende o somatório de partidos no quadro de jogos parlamentares. A convergência das esquerdas de que costumo falar é a transposição para uma alternativa das convergências sociais que se estabelecem sempre que acontecem lutas, mobilizações e acções populares.
É óbvio que o socratismo não é parte de qualquer corrente de esquerda, mas parte do neo-liberalismo que tem vindo a dominar os governos europeus e norte-americano. Sócrates é a imagem daquilo que um governo de convergência das esquerdas NÃO DEVERIA SER !
Sócrates não é socialista. Mas os milhares de socialistas que existem no PS serão parte de uma alternativa de convergência das esquerdas.

Saudações fraternas,
João Freire