tribuna socialista

domingo, março 25, 2007

UMA OUTRA EUROPA É POSSÍVEL !

A propósito do 50 anos do Tratado de Roma, os governos europeus e os partidos daquilo a que se poderia chamar de "arco neo-liberal", estão a tentar ressuscitar a imposição de um tratado constitucional europeu que perpetue o mesmo sistema que tem mantido os povos europeus sem possibilidade de controlarem democráticamente as instituições europeias.

A propósito dos 50 anos do Tratado de Roma, os mesmos dirigentes que mentiram para iniciarem e sustentarem a guerra no Iraque, fazem agora declarações sobre os 50 anos de Paz no espaço europeu. Esquecem também as responsabilidades que tiveram na instabilidade nos balcãs.

A Paz no espaço europeu é, antes de mais, uma conquista dos povos europeus, do seu convívio, da sua comunhão, fora dos jogos politiqueiros dos governos e de instituições que subsistem fora de qualquer controlo popular, universal e democrático.

A motivação dos europeus para a construção de uma outra Europa tem a ver com a possibilidade dos povos europeus elegerem directa e democráticamente as instituições europeias.

A Europa que tem existido é uma negação democrática, é uma espécie de paraíso de burocratas que se movimentam acima e sem o controlo directo dos europeus.

A Europa tem de ser (re)construída directamente pelos europeus!

Sem comentários: