tribuna socialista

domingo, março 11, 2007

A LAICIDADE A PROPÓSITO DE UM ANO DE CAVACO SILVA ...

Constitucionalmente a Republica Portuguesa é laica ... como em muitas outras situações, no entanto, a Constituição Portuguesa merece interpretações diferentes consoante o Presidente da República, o Governo, a composição da Assembleia da Republica e ... por aí a baixo!

Cavaco Silva, acabadinho de completar um ano de presidência, inaugurou as novas instalações da "pública" RTP na companhia da Igreja representada pelo Cardeal Policarpo ... terá sido em nome de "todos os portugueses" ou em seu nome pessoal ? Na linha de uma cerimónia religiosa que o Director-Geral dos Impostos, Paulo Macedo, também resolveu encomendar aqui há uns tempos atrás ... (em nome de todos os contribuintes ou em nome só do contribuinte Paulo Macedo?)

São exemplos demonstrativos de que não chega existir uma Constituição "tão avançada" como a portuguesa. Todo o aparelho de Estado está habitado por quem faz vista grossa em relação à Constituição ... Noutros tempos, também não chegou nacionalizar (leia-se estatizar), nada se fazendo depois em matéria de socialização ...

A imagem do actual Presidente da Republica a inaugurar instalações públicas acompanhado da hierarquia religiosa, faz lembrar inevitávelmente ... outros tempos! Ou as imagens que chegam de um qualquer regime dominado por fundamentalistas religiosos ...

A República Portuguesa é laica! Sabem o que isso é ... Exmos. Senhores habitantes do aparelho de Estado e da coisa pública?

Sem comentários: