tribuna socialista

quarta-feira, março 21, 2007

OTA ... E SE OS PORTUGUESES PUDESSEM EXPRIMIR A SUA VONTADE?

Entre a necessidade de um novo aeroporto e a teimosia do actual governo, há já um longo percurso onde são visíveis as contradições de anteriores governos, hoje partidos da oposição (ex.: PSD e CDS). Há também uma imensa sucessão de pareceres, relatórios e estudos que têm contribuído mais para a confusão do que própriamente para qualquer tipo de esclarecimento.

Nestes jogos de técnicos, parlamentares e de governos, ninguém ainda se lembrou de perguntar qual a vontade das portuguesas e dos portugueses. Ou até, tirando os que alimentam toda a confusão reinante sobre este assunto, quem é que se encontra esclarecido ou precisa de ser esclarecido.

Fazem falta debates na sociedade portuguesa. Debates que envolvam as pessoas e que ultrapassem os limites do hiper-parlamentarismo em que vivemos.

Um novo aeroporto para Lisboa exige um amplo debate nacional. A Ota não pode ser apresentada como uma inevitabilidade.

Governo e oposições devem abrir o debate à sociedade. E, se necessário, esse debate deverá ter como corolário a realização de um referendo sobre um assunto que é de ambito nacional, não obstante a localização afectar uma dada região do País.

Sem comentários: