tribuna socialista

terça-feira, maio 31, 2005

APELO PATRIÓTICO?!?!...


O "apelo patriótico" do Presidente Sampaio parece a tentativa de quadratura do círculo. Basta ver a reacção de patrões e dos sindicatos (UGT e CGTP): os primeiros aproveitam para voltar a receitar o que sempre receitaram - mais liberalizações, mais despedimentos, mais contenção salarial, mais impostos ... -, os segundos, lembram (e bem!) que os trabalhadores estão fartos (estamos fartos!) de sacríficios e mais sacríficios. Aos sacríficios acrescentamos: estamos saturados de comer gato por lebre no que diz respeito às políticas prometidas em campanha eleitoral e depois aplicadas quando chegam ao governo!

Tudo o que está a ser feito quanto à guerra ao deficite, é feito de um modo pouco sério e muito pouco apelativo da participação das pessoas. Parece que as soluções do governo PSD/CDS confundem-se com as soluções do governo PS! Parece que só os chamados "especialistas" escolhidos por cada governo é que têm o dom de ditar as receitas! Parece que a única participação democrática permitida é a audição do Parlamento. Só audição, mais nada! Apelar à participação dos cidadãos e dos trabalhadores, parece que seria logo apelidado de atitude "populista", "esquerdista" ou outro qualquer termo!

O apelo do Presidente Sampaio parece (também!) que vem na mesma linha das atitudes governamentais. Será que das muitas "Presidencias abertas", o Presidente Sampaio não retirou nenhuma conclusão sobre as consequências do ultra-deficite democrático no que diz respeito à participação cidadã? Nomeadamente também no que diz respeito à recolha de opiniões e experiências dos cidadãos quanto a medidas de combate ao déficite ... Posted by Hello

Sem comentários: