tribuna socialista

segunda-feira, maio 09, 2005

DIA DA EUROPA: OUTRA EUROPA É POSSÍVEL!!


Hoje é dia da Europa!

De uma Europa onde continua a faltar a participação cidadã e uma cidadania europeia que suplante nacionalismos que significaram/significam guerras passadas. Mas que suplantando e anulando nacionalismos saiba também afirmar diversidades culturais, diferenças étnicas e pluralidades raciais.

A Europa dos cidadãos, dos trabalhadores e dos jovens, independentemente da cor, do sexo, da opinião política, da raça, ... , é um espaço que tem de ser construído diáriamente por todos os que fazem a vida de todos os dias e não só obra de governos, de Estados e de poderes delegados.

Esta Europa ainda é um projecto, ainda é um sonho para milhões! Um sonho para uma realidade que é possível!

Uma realidade muitíssimo diferente daquela que governos e Estados têm imposto. Até com a ajuda da grande maioria dos media que, nesta matéria, parece que actual como autênticas armas de dominação ideológica.

Fixem-se os seguintes exemplos, a propósito desse texto denominado "Constituição" Europeia:
  • a insuspeita TSF que até promove diáriamente um forum livre para os ouvintes, associou-se ao dia da Europa com uma emissão em que a "Constituição" e o "sim" a esse texto, foi sempre apresentado como a única forma de se ser a favor da Europa ... elucidativo!! O forum, o tal que promove a participação dos ouvintes, foi sobre ... informação desportiva!!...
  • tentem arranjar no circuito comercial (livrarias, por exemplo), algum exemplar da dita "Constituição" Europeia! Tentem ... mas não desesperem , já que parece que se trata de uma espécie rara!!

Dois, sómente dois, exemplos que exibem uma realidade que ainda é mais impressionante se se perguntar a alguém por este País fora: sabe o que é a Constituição Europeia?

Não esquecendo que nas últimas eleições para o Parlamento Europeu - o único orgão europeu eleito democráticamente! - mais de metade dos europeus ficaram em casa!

Persistam num modelo que não diz nada a ninguém, que nunca quis saber das pessoas e do que elas pensam e querem, e, depois, caros governantes, políticos e defensores deste modelo, não se queixem!!

Pela nossa parte, continuaremos a lutar porque OUTRA EUROPA É POSSÍVEL!Posted by Hello

1 comentário:

Unknown disse...

Discordo totalmente deste post.
Não é uma outra Europa que é possível! É outro mundo que é possível!
Não entendo porque razão é que toda a gente, à esquerda e à direita, se sente prisioneira da geografia.
Por mim já deito Europa por todos os poros. Não sou cidadão europeu, não quero ser cidadão europeu e tenho raiva a quem é!
Eu sou um cidadão do Mundo, o Mundo é a minha pátria!
Desde os tempos do I Reich (Sacro Império Franco Germânico) que os imperialistas tentam construir um Império que abarque a Europa.
Muita gente o tentou, gente pouco recomendável como Napoleão ou Hitler!
Aliás, Hitler tentou unir formar uma Comunidade Europeia com moeda única e tudo, emitida por Berlim.
A formação da Europa, que está a ser feita à imagem do II Reich (1870) levará certamente a ditaduras e à guerra como o II Reich que provocou três guerras na Europa (uma, vitoriosa no Século XIX e as duas no Século XX).
Não, o dever de qualquer cidadão progressista e consciente não é querer uma outra Europa, o objectivo deve ser querer outro mundo, livre de imperialistas, de Bushes, Giscards, Chiracs, Blairs ou mesmo Soares...