tribuna socialista

quarta-feira, maio 18, 2005

HÁ ANOS QUE AS SOLUÇÕES LIBERAIS ... FALHARAM E FALHAM!

Manuel Carrapatoso, presidente da Vodafone Portugal e destacado dirigente do movimento patronal "Compromisso Portugal", pediu, segundo a edição de hoje do Público, a "flexibilização das relações laborais" . Na mesma edição do referido diário, Daniel Bessa, ex-ministro de Guterres, alertava para um "provável aumento" do desemprego.

O empresário, considerado "moderno" , e o economista, agora tão do agrado das associações patronais (ainda se lembram do outro Daniel Bessa mais à esquerda?), parecem convergir nas receitas para tornar "mais competitiva" a economia portuguesa.

Apertar nos salários, flexibilizar o já flexibilizado Código Laboral, cortar na despesa pública, liberalizar (i.e.destruir) o frágil sistema social português (ex.: elevando a idade de reforma), ... , esta gente passa a vida a descobrir a (já mais que descoberta!) pólvora. Mas o certo é que, há anos e anos, a competitividade da economia nacional e o desemprego continuam a ser problemas em crescendo.

Parece que os chamados especialistas, os técnicos, os empresários "modernos" ou nem por isso, e, até as chamadas "elites" eleitas por Sócrates como a "grande solução" para os "nossos males", nada resolvem. O que se vê é agravamento e não soluções para os problemas!

Já perguntaram aos trabalhadores e/ou às suas organizações qual a solução (ões) que propõem para os referidos problemas concretos? Será que os trabalhadores não têm experiência para se pronunciarem? Será que não sabem o que querem? Ou será antes que a solução que apontam não interessa porque implicaria inevitávelmente um outro modelo económico, uma outra preocupação socail, um outro poder político, uma outra forma de exercer esse poder?

Sem comentários: