tribuna socialista

domingo, maio 29, 2005

O "NÃO" VENCEU EM FRANÇA!

NÃO 55%
SIM 45%
O "Não" venceu em França!
A sociedade francesa viveu um intenso debate. O debate mobilizou os franceses e estes decidiram DEMOCRÁTICAMENTE que a dita "Constituição" europeia NÃO serve!
Para o nosso País interessa reter a importância de um debate que continua a não existir por culpa dos chamados orgãos de soberania, sem distinção! Por cá, parece que esses orgãos de soberania, os partidos que defendem a chamada economia de mercado e a maioria da imprensa formaram uma aliança para só dar voz aos partidários do "sim" e apelidarem os partidários do "não" como sendo "perigosos anti-europeístas" metendo-os a todos num mesmo saco!
Em Portugal vive-se aquilo a que temos chamado, neste espaço, a imposição do discurso único e totalitário sobre a Europa.
O confronto entre os diversos "sim" e os diversos "não" é imprescindível para o esclarecimento dos portugueses.
O debate sobre a dita Constituição Europeia não pode também ser confundido com outros temas, como, por exemplo, as eleições autarquicas. É inadmissível que o governo Sócrates, em nome da contenção e do combate ao deficite, queira fazer coincidir o referendo à Constituição europeia com as eleições autarquicas. A concretizar-se é uma decisão claramente anti-democrática e até manipuladora de uma opinião pública que tem estado a ser bombardeada sómente com propaganda institucional a favor do "sim"!
O resultado do referendo em França deveria também obrigar a uma reflexão por parte da direcção do Partido Socialista. No interior do PS não promove qualquer debate, não só não abre as páginas do "Acção Socialista" ao mais tímido debate como manipula a informação sobre a Europa dando só e sistemáticamente uma única visão e perspectiva.
TRIBUNA SOCIALISTA - Democracia & Socialismo continuará a defender:
  • debate nacional sobre a Europa e a dita "Constituição": não ao discurso único e totalitário;
  • constituição de um movimento de opinião por um NÃO DE ESQUERDA E SOCIALISTA à "Constituição" liberal e não democrática;
  • um movimento pelo NÃO DE ESQUERDA E SOCIALISTA rigorosamente independente doutros "não" nacionalistas e/ou favoráveis à manutenção do liberalismo;
  • uma Europa Democrática, Federal e Socialista.

Sem comentários: