tribuna socialista

domingo, maio 29, 2005

TRIBUNA SOCIALISTA: edição em papel para um NÃO DE ESQUERDA E SOCIALISTA à Constituição Europeia!


Reunindo alguns dos textos publicados neste espaço, editámos em papel um número especial de TRIBUNA SOCIALISTA que marca posição por um NÃO DE ESQUERDA E SOCIALISTA à chamada Constituição Europeia.

Esta edição do TRIBUNA SOCIALISTA pretende também evidenciar que o lado do "Não" não é todo igual e à muitos "Não" que também combatemos. Somos europeístas socialistas. Acreditamos que, ao contrário do que tem acontecido com o modelo liberal/capitalista, é possível a construção de uma OUTRA EUROPA com todos os europeus e não à sua margem.

Rejeitamos também todos os "Não" que mais não fazem que manter nacionalismos, fomentar racismos de todas as espécies e ignoram a realidade de uma Europa como espaço democrático onde é possível uma cidadania baseada em valores inter-étnicos, inter-religiosos e inter-culturais.

A actual construção europeia, liderada por governos, Estados, Chefes de Estado e por uma Comissão Europeia super-burocrática, tem produzido muitos tratados, muitas directivas, mas tem falhado, em momentos decisivos, na capacidade de assumir posições comuns que sejam apoiadas pelos cidadãos europeus. Os europeístas liberais falam muito de "cidadania europeia", mas só têm conseguido, com a sua acção, provocar o alheamento dos cidadãos, demonstrado pelo nível de abstenção galopante de eleição para eleição europeia.

É este modelo de Europa que está espelhado no texto da chamada "Constituição" Europeia. É um modelo que falhou e, a mater-se, provocará, ele sim, o fim do sonho de uma Europa como espaço democrático de uma cidadania plenamente reconhecida e praticada.

O referendo que hoje se realiza em França, pode marcar, com a vitória do "NÃO", uma excelente oportunidade para uma refundação democrática e social da Europa. O debate que antecedeu o referendo, já foi um momento único em toda a Europa: nunca houve tanta mobilização para um debate sobre a Europa que as pessoas e não só os governos querem!

A edição em papel de TRIBUNA SOCIALISTA é um contributo para o debate em Portugal e a afirmação de um NÃO DE ESQUERDA E SOCIALISTA, PARA UMA EUROPA DEMOCRÁTICA, FEDERAL E SOCIALISTA!

Pedidos para: jpmfreire@sapo.pt

Posted by Hello

Sem comentários: