tribuna socialista

segunda-feira, maio 16, 2005

ORGANIZAR UM "NÃO" DE ESQUERDA E SOCIALISTA À CONSTITUIÇÃO LIBERAL!

(Não à Constituição Giscard - um dos slogans do "Não" francês contra a constituição europeia liberal)


Com a ajuda dos grandes dos media nacionais e europeus, os apoiantes do discurso único que quer impor uma Europa liberal e monetarista, têm vindo a criar um ambiente de pressão e de chantagem sobre os europeus, ao afirmarem que o chumbo ao actual "Tratado Constitucional Europeu" (TCE - também conhecido por "Constituição" europeia) equivaleria ao fum do "projecto europeu", ao fim da Europa enquanto espaço comum.

Falso e falso!! O "sim" a esta Europa e a esta "Constituição" europeia é o "sim" a um modelo europeu que tem estado à margem da participação democrática dos europeus. Cada eleição para o Parlamento europeu tem sido um alerta sobre isso mesmo, mas, perante o qual, os actuais governos europeus e os partidos do "sim" fazem de avestruzes. A Europa como espaço de Paz, como espaço democrático, como espaço de direitos sociais, como espaço de tolerância pelas minorias, como espaço de diversidade cultural e multirracial não é compatível com o modelo liberal de Europa espelhado numa dita "Constituição" que até quanto à sua redacção esteve à margem da opinião e da participação dos cidadãos europeus.

O "não" a esta Constituição europeia tem de ser um gesto cidadão de afirmação de uma Europa Democrática e Social.

A Europa como espaço democrático e social precisa da afirmação de uma cidadania plena e de uma Constituição que resulte do esforço de uma Constituinte universal e democráticamente eleita.

Como socialistas queremos uma Europa construida pelos europeus, pelos cidadãos, pelos jovens e pelos trabalhadores. Não queremos uma Europa congeminada pelos governos, pelos Chefes de Estado e no segredo de comissões não eleitas por ninguém.

Como socialistas queremos uma Constituição que permita revisões ao seu texto e não uma que impõe um modelo único por 50 anos (segundo o próprio Giscard D'Estaing).

Como socialistas queremos uma Europa Federal e Socialista, única forma de assegurar um espaço sem nacionalismos mas com nações reconhecidas, convergentes e colaborantes, um espaço onde a democracia seja o motor de profundas transformações económicas e políticas.

O "Não" de esquerda e socialista a esta Europa liberal que este TCE quer impor, precisa de um movimento de opinião e de afirmação. A blogosfera poder o contraponto para a pressão feita pelos grandes grupos de media nacionais e internacionais. Um contraponto que tem de ser parte de um movimento popular e cidadão por uma Europa Democrática, Social, unida nas suas diversidades nacionais, culturais, étnicas e religiosas. Posted by Hello

Sem comentários: