tribuna socialista

quinta-feira, maio 12, 2005

MANUEL ALEGRE É UM BOM CANDIDATO PARA UMA VITÓRIA DAS ESQUERDAS NAS PRESIDENCIAIS!


Manuel Alegre (que hoje faz anos!) tem razão quando não quer ser uma solução não ganhadora, uma espécie de recurso, apresentada pela direcção do PS. Tem razão também quando alerta para a pressão que tem vindo a ser feita pelos media para algo comparável a uma coroação de Cavaco Silva. Lembra e bem que, em democracia, não há (não deveria haver!!) vitórias antecipadas. As vitórias conquistam-se em eleições democráticas!

Mas o grande problema é que não é só a direcção do Partido Socialista que usa, quando convém, Manuel Alegre como a "capa de esquerda" do PS. O problema está também nos dirigentes socialistas ou candidatos a dirigentes que estiveram ao lado de Alegre, nas últimas eleições internas do PS para secretário-geral, e agora, esqueceram-se, pura e simplesmente, do extraodinário movimento de militantes socialistas de esquerda que se criou nessa altura.

Esqueceram-se, depois de terem prometido que esse movimento não morreria e que até se estavam a pensar formas de organização previstas nos estatutos do PS. Mais uma vez: promessas! Mais uma vez, faltaram autenticos dirigentes com vontade política para organizarem os militantes socialistas que querem um PS localizado à esquerda e que não se confunda (como começa novamente a acontecer!) com os partidos situados à direita.

Esses dirigentes ou candidatos a dirigentes que estiveram com Manuel Alegre, devem agora estar mais preocupados em não perder o lugar de candidatos a algum cargo autarquico. O que se passa no Porto e em Matosinhos, é por demais elucidativo do que afirmamos.

Manuel Alegre é, para nós, Tribuna Socialista, um excelente candidato e com grandes potencialidades de vir a representar uma candidatura unitária das esquerdas. Mais do que muitos dirigentes socialistas que, nos momentos decisivos, ficam muito mais interessados em garantir lugares no sector privado!

Acreditamos que É POSSÍVEL criar um movimento que faça de uma candidatura de Manuel Alegre uma proposta mobilizadora para todo o povo de esquerda! Uma mobilização popular que assegure que a direita continuará a ver os seus candidatos fora do Palácio de Belém! Posted by Hello

2 comentários:

SEDE disse...

Parece-me precipitado. Criar um movimento para o MAnuel Alegre sem as autárquicas resolvidas.
Já agora caro João Freire, porque não uma participação mais activa npo nosso ForumSEDE
http://forumsede.blogspot.com

vermelhofaial disse...

Com ou sem autárquicas, penso que o Manuel Alegre deve começar a ser lançado na corrida, também acho que é um candidato capaz de unir as esquerdas. A sua candidatura à liderança do PS só lhe acrescentou pontos. Pela pessoa, pelo passado, pelo presente e pelo futuro já estou fazendo campanha.