tribuna socialista

quarta-feira, maio 25, 2005

NÃO AO RACISMO DE ESTADO, NÃO AO RACISMO "POPULAR"!


Saiu mais um número do periódico (em castelhano) SOCIALISMO LIBERTÁRIO.

Este periódico socialista libertário e revolucionário continua a dar grande enfase à luta dos imigrantes no Estado Espanhol. Neste múmero o destaque de primeira página vai para a denúncia do racismo de Estado e também para o chamado racismo "popular". Uma variante que é, quase sempre, aproveitada pelos grupos de extrema-direita. Um tipo de racismodo tipo daquele que já vimos em Portugal com a formação de "grupos populares" para a perseguição de pessoas de etnia cigana ou africanos.

SOCIALISMO LIBERTARIO denuncia também «o racismo, até o "democrático" do governo,(N/Nota: o governo de Zapatero) dos sindicatos e dos partidos ditos da esquerda, como uma causa e consequência das tão defendidas fronteiras e estados nacionais, das identidades definidas com base na opressão e na delegação estatal

É também divulgado o ENCONTRO NACIONAL UTOPIA SOCIALISTA que se realizará em Asís (Itália), entre 12 e 17 de Julho. Um Encontro promovido pela corrente internacional a que pertence SOCIALISMO LIBERTARIO e no qual serão discutidas e repensadas as revoluções. As revoluções têm marcado a história. Revoluções burguesas, democráticas, sem socialismo, revoluções sociais como a de 1936 (em Espanha). Repensar as revoluções é o tema do Encontro deste ano, o qul tem estado a ser preparado em Espanha através de reuniões e debates diversos.

Outros temas incluídos no número 4 de SL:
  • Rebelião no Equador: a eneésima queda de um governo democrático;
  • Jornadas Federica Montseny: Mulheres livres e libertárias;
  • Factor Humano: a luta dos imigrantes de Barcelona
  • Religião e política como alienação
  • Interetnicidade: um principio e um desafio do nosso socialismo
  • Face ao novo Papa: pontos de vista sobre o cristianismo.

Alguns dos artigos e outra informação está disponível no portal de SOCIALISMO LIBERTÁRIO em http://www.socialismolibertario.org/ .

Uma consulta que se aconselha vivamente!

Posted by Hello

Sem comentários: